Campeonato alagoano passa de local para regional

Agência Alagoas
O futebol feminino nordestino deu um passo histórico nessa quarta-feira, 4. A Copa Rainha Marta será disputada por seleções de todos os estados do Nordeste, e a Copa Serigy servirá como seletiva oficial para definir a equipe que representará Sergipe na competição.
O campeonato, que até o ano passado era realizado apenas em Alagoas, agora será interestadual e reunirá seleções dos nove estados nordestinos.
Criada como uma iniciativa do Consórcio Nordeste em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), a nova fase da Copa Rainha Marta tem como objetivo fortalecer o futebol feminino e ampliar sua visibilidade na região. O lançamento oficial do torneio aconteceu na última quarta-feira, 4, em Maceió (AL), com a presença de representantes das secretarias de Esporte dos estados e personalidades ligadas à modalidade.
Segundo a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), as seletivas estaduais devem acontecer entre os meses de junho e outubro, com a Copa Rainha Marta prevista para a primeira semana de novembro. A competição será disputada por seleções estaduais formadas a partir das equipes que participarem das seletivas em cada estado.
Copa Rainha Marta
A Copa Rainha Marta foi criada em 2015 e já teve oito edições realizadas em Alagoas. Até 2024, o torneio era disputado por clubes locais, com o União Desportiva (UDA) se consolidando como maior campeão. Agora, com o novo formato, o torneio se fortalece como uma política pública regional de valorização do futebol feminino.
Para o coordenador da Câmara Temática do Esporte do Consórcio Nordeste e secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Luciano Leonídio, a expansão representa um avanço importante. “A Copa Rainha Marta é uma política bem-sucedida em Alagoas. Expandir esse modelo para toda a região é realizar o propósito do Consórcio Nordeste: compartilhar experiências e boas práticas”, afirmou.





