Equipe de Laranjeiras contesta desclassificação na Copa Serigy

Gestão municipal confirma irá recorrer da decisão

Fernanda Spínola

A equipe de Laranjeiras se pronunciou após a desclassificação da Copa Serigy, ocorrida na última quinta-feira (21). A comissão julgadora apontou irregularidades no uniforme da equipe feminina e na escalação de atletas acima da idade permitida no time masculino, o que resultou na eliminação do município.

A secretária-executiva de Esporte, Maurina Cruz, informou ao Passe Delas que a decisão não corresponde ao que realmente ocorreu e que a Prefeitura entrará com recurso.

Problemas no feminino

Segundo a atleta Laryssa Souza, o atraso da equipe para o jogo do dia 17 contra a seleção de Divina Pastora ocorreu devido a problemas no ônibus da prefeitura. Ainda assim, as jogadoras chegaram dentro do limite de tolerância previsto no regulamento.

A jogadora relatou ainda que os uniformes enviados pela Secretaria de Esporte e Lazer de Sergipe (Seel), entidade organizadora da competição, eram todos no tamanho PP, não servindo para a maioria das atletas. Por isso, foi necessário utilizar outro fardamento que atenderia diferentes tamanhos.

“Pegamos o fardamento da Prefeitura porque era o que daria em todo mundo e colocamos em campo a quantidade de atletas necessárias dentro de campo antes do horário da tolerância”, explica a jovem.

De acordo com relatório emitido pela comissão julgadora, a seleção de Laranjeiras violou o Artigo 6 do Regulamento Específico, ao não utilizar o uniforme oficial fornecido pela organização

O preparador físico Ronilson Santos reforçou a crítica. “Todos os fardamentos ficaram curtos. Existe um padrão em uniformes de futebol para evitar esse tipo de problema. Não se faz fardamento curto”, disse.

Apesar da proibição do time feminino, o jogo masculino ocorreu, mesmo com os atletas utilizando o mesmo uniforme alternativo. “Por que o time feminino não pode jogar por causa do fardamento e o masculino sim?”, questionou Ronilson.

Irregularidades no masculino

A comissão julgadora também apontou que a equipe masculina escalou jogadores acima da idade permitida. De acordo com o regulamento, cada elenco deve ter pelo menos 50% dos atletas entre 16 e 20 anos.

Ronilson afirmou que o time não tinha conhecimento prévio dessa regra. “Soubemos um dia antes, montamos a equipe com maioria sub-20. Os reservas eram todos jovens nessa faixa etária. Nossa equipe é composta por metade dos atletas acima de 20 anos e a outra metade abaixo de 20 ano”, explicou.

Decisão e recurso

No relatório, a comissão julgadora informou que a equipe feminina foi penalizada com WO por não utilizar o uniforme oficial, enquanto o time masculino descumpriu o artigo 11i do Regulamento Geral, relacionado à idade dos atletas, além do artigo 6 do Regulamento Específico, sobre o uso obrigatório do uniforme da organização.

Com base nessas infrações, a Seleção de Laranjeiras foi excluída da competição. A gestão municipal, no entanto, já confirmou que vai recorrer da decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima