Grande parte dos jogos do Sub-17 acontecerá no novo CT da FSF

Fernanda Spínola
A Federação Sergipana de Futebol (FSF) divulgou as datas do Sergipano Sub-17 e Adulto Feminino. O Sub-17 começará no dia 20 de setembro e será disputado por seis equipes: Estanciano (atual campeão), Força Jovem, Confiança, Rosário Central, Olímpico de Itabaianinha e Del Rey. Já o Adulto Feminino terá início no dia 4 de outubro e seguirá até 20 de dezembro, em um calendário mais extenso que nos últimos anos.
Grande parte dos jogos do Sub-17 acontecerá no novo Centro de Treinamento da FSF, localizado no povoado Capuã, em Barra dos Coqueiros.
Participação e clubes confirmados
No Sub-17, segue com seis equipes participantes e as inscrições de atletas seguem abertas até a quarta rodada.
Já o Adulto Feminino contará com dez equipes: Estanciano, Juventude (atual campeão), Lagarto, Força Jovem, Olímpico de Itabaianinha, Confiança, Amadense, Socorro Sport, Rosário Central, Aracaju e Desportivo.
Entre as novidades estão o retorno de Rosário Central e Lagarto, após um ano afastados, e a volta de Aracaju, que não disputava o campeonato há nove anos.
Confira a Tabela de Jogos do Sub-17

Regulamento do Sub-17
De acordo com a FSF, o clube campeão do Sub-17 representará Sergipe em competições nacionais da categoria promovidas pela CBF em 2026. Caso o vencedor desista, a vaga será transferida ao vice-campeão.
A entidade frisa que só poderão atuar atletas nascidas a partir de 2008 e registradas no BID até a véspera de cada partida. A competição será dividida em duas fases: classificatória e final. A decisão será em jogo único, com mando definido pela FSF. Em caso de empate, o time de melhor campanha na primeira fase ficará com o título.
As partidas do Sub-17 terão 80 minutos de duração, divididos em dois tempos de 40 minutos. Estão previstas pausas obrigatórias para hidratação aos 25 e 50 minutos de jogo. Cada equipe poderá realizar até sete substituições por jogo, respeitando o limite de três atos de troca.
O presidente da FSF, Miltinho Dantas, reforçou a atenção com possíveis irregularidades. “Caso seja constatada a inscrição ou utilização de atletas de forma indevida, o clube será suspenso da rodada e poderá ser excluído da competição”, aponta o regulamento.
Ele também destacou que não há obrigatoriedade de participação dos clubes, mesmo com incentivo da Federação. “Não posso forçar os clubes a participarem, mesmo com incentivo”, afirmou.
Premiação
Uma das mudanças deste ano é a premiação também para o vice-campeão do Adulto, que passará a receber troféu além do campeão.
A premiação oficial para o Campeonato Adulto ainda será divulgada pela FSF, mas a expectativa é de que o valor dobre em relação ao do ano passado, quando o Juventude recebeu R$ 100 mil.