“O campeonato sergipano é desgastante”, diz pesquisadora em Fórum

Camile Araújo aponta erros cometidos em edição feminina de 2024

Anny Vitória

Durante o I Fórum de Futebol Feminino de Aracaju, realizado nesta semana, a pesquisadora e palestrante Camile Araújo chamou atenção para os desafios enfrentados pelas atletas no cenário sergipano. Em sua fala, ela expôs dados e reflexões que fazem parte de sua pesquisa acadêmica, resultado do trabalho de conclusão de curso e atualmente aprofundada no grupo de pesquisa GPEOP-UFS(Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos).

“O Campeonato Sergipano é desgastante, tanto fisicamente quanto mentalmente. As atletas gastam dinheiro para jogar futebol. Exigem resultados, mas não é oferecido estrutura e investimento”, afirmou a pesquisadora.

Um dos pontos mais marcantes da apresentação foram os dados sobre a edição 2024 do Campeonato Sergipano de Futebol Feminino. Entre as cinco equipes participantes, apenas uma contava com uma comissão técnica feminina, técnica e preparadora física.

Além disso, a palestrante destacou a falta de tempo adequado para a preparação das equipes. “As jogadoras tiveram apenas 17 dias para se preparar. A Federação deixou para fazer o maior campeonato de futebol feminino de Sergipe de última hora. Ficou parecendo que estavam indiferentes à competição”, criticou.

A fala da pesquisadora escancarou a urgência por mudanças estruturais dentro do futebol feminino sergipano. Em sua conclusão, ela foi direta ao cobrar mais representatividade feminina dentro da Federação Sergipana de Futebol (FSF) e maior visibilidade na imprensa local.

“Espero que este fórum ajude as instituições a verem que o futebol praticado por mulheres precisa mudar em Sergipe. Temos espaço apenas quando começa e quando termina o campeonato”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima