Programa oferece aulas de futebol gratuitas para mulheres

Fernanda Spínola
O projeto “Futebol Feminino na UFS”, criado pelo estudante de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcos Barbosa, anunciou a abertura das inscrições para a turma de 2025. Com aulas gratuitas e voltadas para mulheres, o programa tem como objetivo democratizar o futebol no ambiente acadêmico.
Criado em 2022, o projeto surgiu da necessidade de formar um time feminino universitário para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). Desde então, a iniciativa tem conquistado espaço ao oferecer um ambiente seguro e acolhedor para mulheres interessadas em praticar futebol, seja pela primeira vez ou como forma de retomar o contato com o esporte.
Como participar
As inscrições podem ser realizadas pelas redes sociais do projeto. Segundo o idealizador do projeto, todas as meninas que estudam ou trabalham na UFS podem participar. “Queremos alcançar o máximo de mulheres universitárias e repetir o sucesso que tivemos nos últimos anos”, acrescentou.
Para Marcos, a ideia este ano é aprimorar elementos no projeto, como testes físicos e técnicos, para melhorar ainda mais o desempenho e a experiência das participantes. O professor conta que o projeto no ano de 2025 espera atrair novas alunas e continuar promovendo a inclusão e o acesso ao esporte.
Impacto do projeto
Em seu primeiro ano, o projeto revelou que 10 das 17 participantes nunca haviam jogado futebol antes. Essa realidade reflete a falta de oportunidades e estímulos para a prática esportiva entre mulheres. “A parte física pesou bastante no começo. Foi necessário um trabalho gradual para incluir quem nunca havia tido contato com o futebol”, explicou Marcos.
Para muitas, o projeto significa mais do que aprendizado esportivo. Tatiana Alcântara, uma das colaboradoras do projeto, enxerga o programa como um meio de empoderamento feminino. “Quando você abre um espaço assim, ajuda a mulher a se desenvolver, não só como atleta, mas como pessoa. É um ambiente para ela se impor”, disse a jovem.
Além de incentivar a prática esportiva, o Futebol Feminino na UFS se tornou um espaço para fortalecer a confiança e a saúde física e emocional das participantes. Com um histórico de sucesso e crescimento, o projeto agora se prepara para mais um ano de contribuições ao futebol feminino universitário.


